PTEN
PTEN
Mazurca
Roda de Pares
Rancho Folclórico da Casa do Povo do Cano
O Projeto

O Rancho Folclórico da Casa do Povo do Cano foi fundado em 1953. Em 1958 foi classificado como representante de Portugal na Primeira Olimpíada de Folclore e, por tal, entre este ano e 1960 fez mais de 80 atuações por todo o país.
O Grupo foi fundador da Federação de Folclore Português em 1980.
O Rancho do Cano esteve inativo entre 1998 e 2011, e em 2012 um grupo de antigos componentes juntou um grupo de jovens que deram corpo ao ressurgimento do Rancho.
O propósito do grupo é "Honrar, Dignificar e Prestigiar a sua Terra, a sua Região e as suas Gentes, através das Danças e Cantares, dos Trajes, Usos, Costumes e Tradições do Povo Canense".



Descrição da dança

A Mazurca dançada neste vídeo  parte da recolha coreográfica feita pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Cano. Esta dança é dançada numa roda de pares e composta por 7  partes distintas. Na primeira parte, os pares dançam num passo valseado, ora para dentro ora para fora da roda, seguindo-se uma volta completa. Na segunda parte, os pares executam o passo que chamam de “marcação” - batem pé afastado, abertura lateral, e o mesmo com os pés juntos, seguido de batimentos com a meia volta do par, e executando o mesmo com o outro pé. A terceira parte tem a denominação de “tacão” que é semelhante ao passo anterior mas os o batimento dos pés é feito com os tacões. A “gachinha” é a quarta parte, e significa agachar. Neste passo os bailadores valseam na roda, sem rodar, a mulher recua e o homem avança com as pernas fletidas. A quinta parte é o “sapateado”, os bailadores batem o bico e o salto com pujança, alternando com a meia volta do par o pé que executa o passo. Na sexta parte, fazem o “arco ou arquinho”, em que os pares de mão dada, alternadamente, primeiro o homem dá a volta por baixo do braço, mantendo as mãos dadas, o bico do pé esquerdo no chão e empurra ao ritmo da música com o pé direito, dá a volta e, a seguir, a bailadora faz o mesmo. A última parte é igual à primeira, os bailadores valseiam com um passo para o interior da roda e outro para o exterior.
Para quem não sabe: esta é apenas uma das várias forma de se dançar mazurca em Portugal.
Estas informações foram facultadas pelo ensaiador do grupo.
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Sofia Matias

Filmado em
Barragem de Vila do Cano

Data da publicação
09-09-2015