PTEN
PTEN
Valsa Mandada
Baile mandado
Com Mariana, Carlos e Leonel Baracinha
O Projeto

Mariana, Carlos e Leonel Baracinha são os intervenientes deste vídeo e constituem uma família: mãe, filho e pai.
Maria e Carlos Baracinha são dois bailadores que dançam pelo gosto. Não fazem parte de nenhum grupo formal e a dança e a música fazem parte do seu dia-a-dia, de uma forma natural e espontânea.
Leonel Baracinha é o pai e é tocador de acordeão e concertina. Aprendeu a tocar com o seu pai, tinha apenas  7 anos. Mais crescido, foi para Lisboa e frequentou a escola de música Vitorino Matono, atualmente Instituto de Música Vitorino Matono. Quando regressou ao Concelho de Alcácer do Sal começou a tocar em bailes e festas populares na região e no país.


Descrição da dança

A valsa mandada é um baile mandado em que o mandador, inserido na roda de pares, anuncia através dos mandos (termo usado nesta região alentejana) quais os movimentos a efetuar pelos bailadores. Baseado num processo de improvisação e aprendizagem do significado dos mandos, como encontramos nas chamarritas, as figuras mandadas fazem evoluir os pares num ou noutro sentido da roda e por dentro ou por fora dessa, podendo trocar de par. O passo base corresponde a uma valsa de dois tempos.
Neste vídeo estão apenas dois bailadores a representar a dança.
O tocador Leonel Baracinha refere-se à Valsa Mandada como Sagorra, que significa o nome dado às pessoas do campo que participavam neste baile. Refere ainda Luís da Gurita como tendo sido um grande mandador das valsas mandadas e tocador de concertina da região.

Bibliografia

Marchi, Lia, Domingos Morais e Celina da Piedade, 2010, Caderno de danças do Alentejo, vol.1. Évora: PédeXumbo




Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
Alcácer do Sal

Data da publicação
13 de julho de 2015