PTEN
PTEN
Baile dos Anjinhos
ATORES-MANIPULADORES: Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo, Vitor Zambujo
O Projeto

O CENDREV é um centro de ação teatral em que se cruzam áreas e componentes diversas da vida do teatro.
O CENDREV é responsável pela recuperação do importantíssimo espólio de marionetas tradicionais do Alentejo, os Bonecos de Santo Aleixo, com os quais já realizou centenas de representações, em Portugal e no estrangeiro, e organiza a Bienal Internacional de Marionetas de Évora, BIME, cuja primeira edição se realizou em 1987. No âmbito deste projecto organiza, em parceria com o Centro de História de Arte da Universidade de Évora, um Seminário Internacional sobre a problemática da marioneta.
A atividade que anualmente desenvolvem organiza-se em torno da montagem de uma média de quatro novos espetáculos e da realização de cerca de 175 récitas.

O trabalho que o CENDREV tem desenvolvido ao longo destes anos implicou, naturalmente, a criação de uma rede de contactos e parcerias com inúmeros criadores e instituições no plano nacional e internacional, e contribuiu ativamente para o processo de desenvolvimento cultural da Região Alentejo.

Mais sobre o projeto:
http://www.cendrev.com/index.php
http://www.cendrev.com/historia_bonecos_saleixo.php?id=58




Descrição da dança

Este vídeo apresenta a Dança dos Anjinhos, dançada por cinco títeres, manipulados por actores do Cendrev, marcando o ritmo de Malhão em várias figuras espaciais.
Estes títeres tradicionais do Alentejo parece terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.
São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por atores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.
Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espetáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME que se realiza desde 1987.
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
Évora

Data da publicação
22 de dezembro de 2014