PTEN
PTEN
Baile dos Pretos
Dança de Mastro
Associação para o Desenvolvimento da Freguesia da Portela
O Projeto

O Grupo dos Pretos é formado pela Associação para o Desenvolvimento da Freguesia da Portela que tem ao seu cargo a realização do baile do mesmo nome no âmbito das Festas do Corpo de Deus de Penafiel. Este baile é fruto de uma reconstituição a partir de registos e pesquisas realizados em Penafiel, à semelhança do Baile dos Ferreiros.

Mais informação sobre o projeto:
Baile dos Pretos em 2011: aqui e aqui
Baile dos Pretos em 2012: aqui



Descrição da dança

Este vídeo apresenta duas atuações diferentes: a primeira é permanece no mesmo lugar enquanto a segunda segue a organização de um desfile (aproximadamente a partir dos 04m20s).
A primeira atuação é composta por duas coreografias diferentes. A primeira corresponde às danças de fitas. Os dançadores seguram uma fita e deslocam-se de forma a criar uma trança à volta do mastro. A um certo momento, um dos dançadores anuncia aos outros a troca de sentido, para desfazer a trança. As dificuldades desta dança residem no encontro de equilibro entre dançadores, tanto na forma de segurar a fita para manter o mastro direito, como nos espaços  a conservar entre eles, a fim de criar uma trança bonita.
A segunda coreografia já não inclui o mastro e as fitas. Aos dançadores, junta-se duas personagens nobres seguidas por crianças e pela bandeira, todos orientados em direção ao edifício da Câmara. Os dançadores são divididos em dois grupos, cada um formado por duas linhas, uma de mulheres e outra de homens. Seguindo a estrutura musical, as duas linhas ficam na mesma posição marcando o ritmo com os pés e realizando uma vénia. No refrão, as duas linhas cruzam-se e realizam meias voltas, alias, como o dizem as letras.
Bibliografia

Alge Bárbara, “A memória colectiva religiosa em danças dramáticas de Penafiel, Sobrado e Braga”, in Sep. de Revista da Fac. de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa nº18. Lisboa, Universidade Nova, 2006. Pp. 413-433.
Soeiro Teresa (coord.), “Dias festivos : O Corpo de Deus em Penafiel”, in Cadernos do Museu nº6-7. Penafiel, Museu Municipal, 2000 -2001.


Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
Penafiel (distriro do Porto) a 02-06-2013

Data da publicação
17-02-2014