PTEN
PTEN
Encandeia
Propagode, Abel Andrade e João Valente e bailadores: alunos do curso “Danças da Europa”, do Centro de Formação Cultural do Contagiarte, orientado pelo Diana Azevedo
O Projeto

Propagode é uma associação cultural e musical de Amarante que visa promover e fazer renascer a Viola Amarantina. Juntaram-se a este grupo mais dois músicos do Porto: João Valente e Abel Andrade.
O curso “Danças da Europa” é uma das ofertas formativas que decorre ao longo do ano no Centro de Formação Cultural ACARO/Contagiarte, no Porto. O curso é orientado por Diana Azevedo, que se dedica à recolha, pesquisa e ensino de danças europeias desde 1997.

Mais info: ACARO/Contagiarte  e blog de Diana Azevedo



Descrição da dança

Encadeia é uma de roda que faz parte do repertório recolhido por Diana Azevedo na região do Baião.
A coreografia é composta por quatro partes. Na primeira parte os pares formam uma roda dupla, “homens” dentro da roda, e passeiam em sentido anti-horário. Segunda parte os “homens” baixam-se, um joelho apoiado no chão, e batem palmas enquanto as mulheres dão duas voltas completas em seu redor. Depois, terceira parte, os “homens” levantam-se e forma-se a cadeia dando as mãos direita, “homens” no sentido anti-horários e mulheres no sentido horário, até encontrar o seu par, quarta figura. Nesta parte os “homens” começam por pedir um beijinho, que lhes é recusado, e os pares rodam juntos, braço direitos na cintura, e a figura repete-se mas desta com a mulher a pedir o beijinho, mas desta rodam no sentido oposto. E a dança retoma com o passeio.
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
26-06-2013

Data da publicação
28-01-2014