Fandango Real
Zé Maria Fernandes: Gaita de Foles; Carlos Preto: Caixa e Pedro Almeida: Bombo. Bailadores: Bailadores: Ana Ferreira, Ana Guerra, André Viegas, Catarina Ascensão, Cláudia Silva, Raquel Ventura Teixeira e Suzana Ruano
O Projeto
Os tocadores e bailadores que estão no vídeo fazem parte de vários projetos ligados à música e à dança.
Descrição da dança
Este fandango é conhecido como a dança do gaiteiro, é ele que decide a ordem das diferentes partes da dança e a duração das mesmas desafiando os bailadores.
Este fandango é dançado em roda, na qual os pares se deslocam no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio. A coreografia é constituída por duas partes A e B que se repetem. Na primeira parte, os pares deslocam-se no sentido anti-horário, ao mesmo tempo que que se viram ora para o par, ora para o contrapar. Na parte B, viram-se todos para o centro da roda e fazem um passo picado no lugar. Nesta parte, os bailadores podem improvisar indo ao centro da roda ou podem ir “picar” o gaiteiro.
Conforme informação fornecida pela Suzana Ruano, a parte do picado dura o tempo que o gaiteiro quiser. Também há relatos de pessoas que, durante o baile, saíam da roda e dançavam em frente ao gaiteiro numa atitude de provocação e desafio.
Susana Ruano e Ti Zé Maria explicaram-nos a dança.
Detalhes
Realização
Tiago Pereira e Rui Quina
Som
Telma Morna
Filmado em
Duas Igrejas, a 19-01-2014
Data da publicação
24-01-2014