PTEN
PTEN
Ls Oufícios
Dança de espadas / de paus
Grupo de Pauliteiras de Malhadas
O Projeto

Malhadas, uma aldeia das terras de Miranda do Douro, sempre foi conhecida pelos seus pauliteiros. Há cerca de um ano, um grupo de raparigas decidiu juntar-se e experimentar dançar a chamada dança dos paus. Algumas amigas juntaram-se a elas e assim surgiu o Grupo de Pauliteiras de Malhadas, não só para mostrar o que é dançar bem, de boa vontade e com garra, mas também para mostrar que apesar de ser uma dança de guerra associada aos homens, as mulheres também são capazes de a fazer brilhar.
Conheça melhor o projeto:
https://www.facebook.com/pages/Pauliteiras-de-Malhadas

Mais vídeos deste projeto: http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/videos/la-portuguesita/
http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/videos/la-yerba/



Descrição da dança

As danças dos pauliteiros dançam-se no planalto mirandês, tal como na vizinha Espanha. A tradição para os grupos de pauliteiros desta região é também vista como um processo de criação, a nível coreográfico e do lhaço – um lhaço é uma peça musical desenvolvida a partir de letras (tanto de romances como de onomatopeias), a caixa e o toque dos paus, seguindo o aspecto rítmico das sílabas.

Ls Oufícios é um lhaço  dançado por 8 bailadores, neste vídeo mulheres, que remete para as vivências do dia-a-dia e das tarefas no campo.
Este lhaço tem uma estrutura AB. Na parte A as bailadoras dançam entre elas com os paus mudando sempre de formação espacial. Na parte B as bailadoras, em pares, representam alguns ofícios tradicionais, tais como o ferreiro, o carpinteiro, o barbeiro e o ferrador. No final as bailadoras deslocam-se em duas carreiras voltando a formar duas linhas, ficando frente a frente com o par.
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Carla Pinto

Filmado em
Malhadas (Miranda do Douro, distrito de Bragança), a 02-04-2013

Data da publicação
03–12–2013