PTEN
PTEN
Vira Velho
Quadrilha
Origem Tradicional
O Projeto

A comemorar 35 anos de militância ininterrupta pela música tradicional, Origem Tradicional é dos mais antigos grupos da cena tradicional, folk e popular portuguesa. Tem percorrido Portugal de lés a lés, entre teatros, festivais e romarias, e internacionalmente, em certames culturais folk e junto de comunidades emigrantes lusas. Nos seus concertos, transmitem a alegria de todo um povo e o seu património secular que, segundo eles, importa preservar.

Conheça melhor o projeto:
http://www.grupoorigem.blogspot.pt
http://www.myspace.com/origem
http://www.facebook.com/Origemtradicional


Descrição da dança

O "Vira Velho" é um dos muitos viras dançados em Portugal.
No vídeo, o Vira é dançado em quadrilhas e um mandador vai dando indicações para formações e deslocações, marcando sempre o passo de vira. Numa primeira parte, as quadrilhas deslocam-se com uma formação em moinho, mãos esquerdas ao centro, no sentido anti-horário. De seguida, todos recuam no sentido horário, ainda com a formação em moinho. Mais à frente o mando já se altera e os bailadores, em vez de recuarem, trocam a mão ao centro e deslocam-se em sentido horário.
Como em muitos viras, uma das indicações dadas pelo mandador é trocar de lugar entre bailadores. Essa troca é feita na diagonal, homens com homens e mulheres com mulheres. Essa troca pode ser feita apenas com o passo vira ou os bailadores podem rodar sobre si.
O vira é uma dança que permite muitas deslocações e formações. Esta é apenas uma entre muitas!
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Mariana Moreira

Filmado em
Barragem Póvia e Meadas (Castelo de Vide, distrito de Portalegre), a 20-08-2013

Data da publicação
25-11-2013