PTEN
PTEN
Chula de Baião (Campelo)
Dança em linha
Com os alunos do curso “Danças da Europa”, do Centro de Formação Cultural do Contagiarte, orientado pelo Diana Azevedo (dançadores) e o grupo Propagode, João Valente e Abel Andrade (músicos)
O Projeto

O curso “Danças da Europa” é uma das ofertas formativas que decorre ao longo do ano no Centro de Formação Cultural ACARO/Contagiarte, no Porto. Este curso é orientado por Diana Azevedo, que se dedica à recolha, pesquisa e ensino de danças europeias desde 1997.
A Chula apresentada provém das suas recolhas no âmbito de pesquisas desenvolvidas no Douro, à volta da chula e da rabeca chuleira, instrumento musical parecido com um violino.  A coreografia foi recolhida em Baião e adaptada afim de facilitar a sua transmissão. No entanto, segundo Diana Azevedo, mantiveram-se os elementos que caracterizam a chula nesta região: as variações nos passos, o bater dos pés e o «Jassé».
Propagode é uma associação cultural e musical de Amarante que visa promover e fazer renascer a Viola Amarantina. Juntaram-se a este grupo mais dois músicos do Porto: João Valente e Abel Andrade.

Mais vídeos da MPAGDP

Mais info: ACARO/Contagiarte  e blog de Diana Azevedo




Descrição da dança

A chula apresentada é composta por duas linhas, com cada dançador frente a frente com o seu par. A coreografia faz alternar duas posições diferentes: dançadores em linha e em pares fechados. Tradicionalmente, a mudança entre as duas posições era indicada através da música, pelos tocadores e cantadores. Neste vídeo, verifica-se uma das adaptações feitas por Diana Azevedo, que avisa quando os bailadores devem realizar as mudanças.
Em linha, cada dançador orienta-se primeiro para o dançador que se encontra ao seu lado antes de virar-se em direção ao seu par. Nesta posição, os dançadores realizam movimentos para frente e para trás, efetuando rodopios ao recuar.  Os pares fechados formam-se ao juntarem-se as linhas e realizam rotações nos dois sentidos, intercalando uma voltinha da mulher.
O «Jassé» corresponde à deslocação de um par entre as duas linhas. Ao chegar à outra ponta, cada elemento deste par dança com os dançadores que se encontram na extremidade até se formar novamente duas linhas e um novo par realizar o jassé.
Neste vídeo nota-se a individualidade dos dançadores, seja na maneira de posicionar os braços no ar, seja na variedade de passos utilizados.
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
Porto, a 26-06-2013

Data da publicação
16-08-2013