PTEN
PTEN
Rema
Com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito
O Projeto

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito foi fundado em Outubro de 1984 com o objetivo de fazer a recolha, preservação e divulgação das tradições culturais da Ilha de Santa Maria, colmatando um grande deficit cultural da época visto não existir outro grupo com funções semelhantes.

Parte da documentação que o grupo possui provém das recolhas realizadas pelo etnomusicologo Artur Santos.


Descrição da dança

Esta dança é constituída por quatro pares, dispostos nos lados de um quadrado, onde cada par se relaciona com o par situado no lado oposto.
A coreografia divide-se em duas partes, marcadas pela música que alterna entre canto a solo (cantiga) e canto em coro (refrão). O que as distingue é a troca de lugar dos pares, que é realizada no centro do quadrado, sendo primeiro as mulheres a trocarem de lugar e depois os homens.
Nesta dança encontramos dois tipos de deslocação dos pares: o primeiro consiste numa deslocação para a frente até ao centro do quadrado, seguido de uma deslocação para trás. O segundo consiste numa deslocação onde o par é separado e cada elemento desloca-se pelo exterior do quadrado até se juntar com o elemento de sexo oposto do outro par. Realiza depois meia volta e regressa ao lado do seu par.
Assim, enquanto dois pares vão ao centro, os outros dois pares deslocam-se pelo exterior, alternando depois os papeis. O passo base é composto por três passos ligeiramente corridos seguidos de uma suspensão.
Bibliografia

Brito, Cristina e Cunha, Miguel Rosa Costa, 2007, Semblantes e Rumores - Artur Santos e as Campanhas Etnomusicológicas nos Açores (1952-1960), Angra do Heroísmo : Direção Regional da Cultura dos Açores.


Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Rosa Pomar

Filmado em
Santo Espírito (Vila do Porto, Ilha de Santa Maria – Açores), a 18-04-2013

Data da publicação
16-05-2013