PTEN
PTEN
Valsa Mandada
Baile mandado
Com o Grupo de Valsas Mandadas da Casa do Povo de Melides
O Projeto

O Grupo de Valsas Mandadas da Casa do Povo de Melides, criado em 2011, tem como objetivo principal promover o baile informal da valsa mandada e não tanto a realização de apresentações em palco. Apesar das valsas mandadas serem pouco frequentes nos dias de hoje este grupo junta-se de propósito uma vez por semana e está aberto a todos os que queiram bailar ou aprender a arte de mandar.
Neste vídeo, o tocador de concertina é Fernando Augusto e o mandador é Manuel Araújo.
Mais vídeos deste projeto: Veja aqui Eusébio Pereira a mandar.


Descrição da dança

A valsa mandada é um baile mandado em que o mandador, inserido na roda de pares, anuncia através dos mandos (termo usado nesta região alentejana) quais os movimentos a efetuar pelos bailadores. Baseado num processo de improvisação e aprendizagem do significado dos mandos, como encontramos nas chamarritas, as figuras mandadas fazem evoluir os pares num ou noutro sentido da roda e por dentro ou por fora dessa, podendo trocar de par. O passo base corresponde a uma valsa de dois tempos.
Os primeiros mandos neste vídeo são: Singelo à esquerda, Meia cadeia à esquerda, Passa por diante à direita, Meia cadeia à esquerda, Passa e fica à direita, Três corridos à direita, Vira o par e três à esquerda, Passa por diante para lá ficando o par ao natural, Tudo certinho.
Bibliografia

Marchi, Lia, Domingos Morais e Celina da Piedade, 2010, Caderno de danças do Alentejo, vol.1. Évora: PédeXumbo


Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Telma Morna

Filmado em
Melides (Grândola, distrito de Setúbal), a 15-02-2013

Data da publicação
25/03/2013