PTEN
PTEN
Desgarrada de Ílhavo
Baile mandado
Com o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto
O Projeto

O Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto foi fundado em 1982 por docentes e estudantes desta Universidade e tem como atividade principal a realização de espetáculos temáticos integrando danças, cantares, músicas folclóricas e costumes locais e abrangendo todo o país.


Descrição da dança

A coreografia divide-se em duas partes que correspondem à estrutura musical e se repetem quatro vezes. A primeira parte refere-se ao canto à desgarrada – a roda é constituída por pares que se movimentam com um passo de polca. A segunda parte é composta por duas frases melódicas diferentes tocadas pelo acordeão, e cada uma delas corresponde a uma figura que se apresenta por diversos princípios de organização espacial entre os bailadores: duas rodas distinguem os movimentos dos homens e das mulheres através de trajetos circulares (trajeto direito ou em cadeia) ou trajetos orientados para dentro e fora da roda. A outra organização espacial é feita pelos pares, que rodopiam ou realizam voltas. Aqui também se nota um movimento diferenciado entre os homens e as mulheres. As variações apresentadas nesta dança implicam também a troca de sentidos dos bailadores, elementos coreográficos em movimento ou estáticos, o uso das palmas ou a posição dos braços no ar.

A “Desgarrada de Ílhavo” é inspirada numa dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ílhavo. Segundo este rancho, as danças que acompanhavam as desgarradas eram muitas vezes mandadas. No entanto, neste vídeo apresenta-se como uma coreografia fixa, apesar da variação dos elementos coreográficos na segunda parte da dança ilustrarem o tal aspeto mandado.
Detalhes

Realização
Tiago Pereira

Som
Carla Pinto

Filmado em
Porto, a 02-03-2013

Data da publicação
18/03/2013