Fado Menor
Baile mandado
Grupo de Violas da Terra de São Jorge e bailadores
O Projeto
O Grupo de Violas da Terra de São Jorge foi formado pelo tocador Renato Bettencourt, para a realização do 1º Encontro de Violas da Terra de São Jorge em 2014. Depois desse encontro os tocadores apenas se juntaram para a gravação deste vídeo.
Renato Bettencourt quer ainda organizar o 2º Encontro de Tocadores de Viola de 2015 e espera que o grupo se reúna para esse evento, bem como para uma reportagem a ser gravada para a RTP Açores.
Descrição da dança
Este vídeo foi filmado na ilha de São Jorge, na Calheta, onde o baile é mandado com poucas pausas, à semelhança da chamarrita.
Esta dança diferencia-se da chamarrita pela cantiga, pelo ritmo, que é quatrenário (mais lento), pelos músicos que integram a roda e o mandador que é sempre um dos tocadores da viola da terra.
Estes bailes são ao improviso e o mandador, inserido na roda, não pára de anunciar os movimentos a efectuar pelos bailadores.
Baseado num processo de improvisação das mudanças e de aprendizagem do significado de cada uma delas, este baile integra uma organização em roda de par, assim como trajetos diferenciados entre homens e mulheres.
Exemplo de mandos apresentados no vídeo: Ao centro, Meia volta; Anda para trás devagarinho; À frente; Roda pela Direita; Quebra um par, Quebra mais um par; Quebra mais e Entranceia.
Detalhes
Realização
Tiago Pereira
Som
Telma Morna
Filmado em
Calheta
Data da publicação
21 de agosto de 2015