O Preto
Dança de Roda
Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe
O Projeto
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe foi fundado a 6 abril de 1978, com o objetivo de divulgar o folclore específico da ilha Graciosa. O seu fundador, Padre Simões Borges, fez uma recolha por toda a ilha e o repertório dançado e cantado pelo grupo, atualmente, ainda é o que foi recolhido nessa época. O Grupo tem feito várias atuações na Graciosa, na Terceira, Faial e no continente, bem como no EUA e Canadá.
Descrição da dança
A dança do Preto, aqui dançada pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe, faz parte de um repertório de modas novas que se dançam na Graciosa. Para curiosidade, na ilha, o repertório de baile divide-se em modas velhas que se dançam em rodas duplas e modas novas que se dançam em rodas simples de mãos dadas, as rodas são sempre compostas por pares.
Este baile específico – O Preto – é composto por duas partes, e é acompanhado por uma moda que é composta por cantiga e coro. Na primeira parte, quando se canta a cantiga, os bailadores iniciam a marcha no sentido anti-horário e viram o sentido quando o mandador intervém com o mando “Quebra”, que dá a indicação do virar. Na segunda parte, quando se canta o coro, os bailadores representam através de gestos e movimentos o que está a ser cantado.
Detalhes
Realização
Tiago Pereira
Som
Telma Morna
Filmado em
Guadalupe
Data da publicação
17 de junho de 2015