Eu namorei um rapazinho
Dança de mastro
Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha
O ProjetoModas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha nasceu no ano de 2006. O grupo é constituído por 25 elementos de várias faixas etária e visa a recolha, preservação e divulgação das tradições musicais e etnográficas de Proença-a-Velha.
Em 2009 editaram o seu primeiro álbum – À nossa Moda.
Mais informação sobre o projeto, aqui:
www.proencal.proencal.com/modasadufes.htmDescrição da dançaNeste vídeo os bailadores dançam à volta de um mastro não fixo, segurado por uma pessoa.
A coreografia é comporta por duas partes A e B e é composta por pares. Os bailadores começam virados para o par, cada um segura, sempre, uma fita e deslocam-se em passo de marcha. Na parte A, deslocam-se de forma a criar uma trança à volta do mastro. Na parte B, os bailadores trocam de sentido para desfazer a trança.
As dificuldades desta dança residem no equilíbrio a encontrar entre os bailadores, seja na forma de segurar a fita para manter o mastro direito, seja nos espaços a conservar entre eles, a fim de criar uma trança bonita.
Bibliografia
Alge Bárbara, “A memória colectiva religiosa em danças dramáticas de Penafiel, Sobrado e Braga”, in Sep. de Revista da Fac. de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa nº18. Lisboa, Universidade Nova, 2006. Pp. 413-433.
Soeiro Teresa (coord.), “Dias festivos : O Corpo de Deus em Penafiel”, in Cadernos do Museu nº6-7. Penafiel, Museu Municipal, 2000 -2001.
Detalhes
Realização
Tiago Pereira
Som
Telma Morna
Filmado em
Proença-a-Velha
Data da publicação
20 de novembro de 2014