Saias de Castelo de Vide ou Saias Arrastadas
Roda de Pares
Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide
O Projeto
O Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide tenta reproduzir, desde 1966, danças, cantares, trajes e atividades sazonais da nossa região.
O Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide desde então tem participado em Festivais por todo o País e Estrangeiro, contando, atualmente, com 80 componentes repartidos num grupo adulto e num infantil e juvenil.
Dentro dos instrumentos desta-se a “ronca”, feita com uma enfusa cuja boca é tapada com pele por onde passa uma vara. Este instrumento era utilizado especialmente na época natalícia.
Atualmente organizam um festival que acontece integrado nas Festas de Santa Maria de Agosto.
Mais informação sobre o projeto: http://ranchofolcloricodecv.no.sapo.pt/
Descrição da dança
As saias são dançadas sobretudo no norte alentejano e podem ser dançadas de diferentes formas espaciais, esta aqui dançada pelo Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide é em roda dupla de pares. Esta dança é marcada pelo seu ritmo valseado, idêntico a um vira.
Estas Saias Arrastadas são compostas por 4 partes. Os pares estão dispostos em roda estano o homem dentro da mesma com o seu par à direita. Na parte A os pares “batem as saias”, alternadamente, para os dois sentidos da roda, anti-horário e horário. Na parte B continuam a “bater as saias” mas para fora e dentro da roda, o homem dentro da roda e a mulher fora da roda e depois frente a frente. Na parte C os pares deslocam-se na roda, com abraço fechado – posição de valsa, com passos laterais rasteiros. Na mesma posição, abraço fechado, a última parte da dança, os pares rodam sobre si com o passo valseado rápido, como o vira. Nas partes C e D a deslocação é feita no sentido anti-horário.
Detalhes
Realização
Tiago Pereira
Som
Telma Morna
Filmado em
Castelo de Vide
Data da publicação
24-07-2014