Casaquinha
Roda de Pares
Aqui Há Baile e bailadores
O Projeto
O Grupo Aqui Há Baile surgiu em Setembro de 201,1 a convite da PédeXumbo, para dinamização do repertório alentejano do caderno de Danças do Alentejo, publicado pela Pedexumbo para baile.
Sérgio Cobos, diretor musical, reuniu um grupo de músicos profissionais residentes em Évora, que têm desenvolvido percursos em diversos projetos musicais. Quatro pilares fundamentais da música, unidos pela dança, como são a música de raiz tradicional, Sergio Cobos, a música clássica, Samuel Santos, o rock, Zeps e o fado, Mara.
A música, insaciável de si própria, historicamente, transforma-se uma vez e outra e Aqui há Baile é o novo passo na origem e na forma, na alma e na estética, na melodia e na dança.
Numa fusão entre o tradicional e o novo baile, os AHB convidam, a uma viagem musical entre os sons do Alentejo e os sons de paragens tão diversas quanto as que acolhem um Funaná de ritmo quente ou um Círculo Circassien da velha Europa. Uma viagem desde as Valsas mandadas do litoral alentejano a uma mazurca sussurrada aos sentidos.
Conheça melhor o projeto: www.facebook.com/AquiHaBaile
Descrição da dança
A Casaquinha é uma dança do Sul de Portugal dançada em roda de pares, pares agarrados, com uma estrutura ABAB...
Na parte A, os pares estão voltados para o centro da roda e dançam quatro passos em direção ao centro da roda, a seguir dois passos no sentido contrário (para fora da roda), e “marcam”o terceiro e quarto passo batendo os pés no chão, alternadamente, sem se deslocar. Repetem esta sequência quatro vezes enquanto se canta duas vezes a letra da moda.
Na parte B, os pares mantêm a formação e rodam sobre si na roda, no sentido horário e, a seguir, o mesmo no sentido anti-horário, dançando levemente “puleado”. O passo destas voltas segue a contagem1, 2, 3, pés alternados.
Bibliografia
Marchi, Lia, Domingos Morais e Celina da Piedade, 2010, Caderno de danças do Alentejo, vol.1.Évora: PédeXumbo
Detalhes
Realização
Tiago Pereira
Som
Mariana Moreira
Filmado em
Barragem de Póvoa e Meadas, Castelo de Vide, Alentejo a 21-08-2013
Data da publicação
02-01-2014