O ProjetoO Grupo de Valsas Mandadas da Casa do Povo de Melides, criado em 2011, tem como objetivo principal promover o baile informal da valsa mandada e não tanto a realização de apresentações em palco. Apesar das valsas mandadas serem pouco frequentes nos dias de hoje este grupo junta-se de propósito uma vez por semana e está aberto a todos os que queiram bailar ou aprender a arte de mandar.
Neste vídeo, o tocador de concertina é Fernando Augusto e o mandador é Manuel Araújo.
Mais vídeos deste projeto: Veja
aqui Eusébio Pereira a mandar.
Descrição da dançaA valsa mandada é um baile mandado em que o mandador, inserido na roda de pares, anuncia através dos mandos (termo usado nesta região alentejana) quais os movimentos a efetuar pelos bailadores. Baseado num processo de improvisação e aprendizagem do significado dos mandos, como encontramos nas
chamarritas, as figuras mandadas fazem evoluir os pares num ou noutro sentido da roda e por dentro ou por fora dessa, podendo trocar de par. O passo base corresponde a uma valsa de dois tempos.
Os primeiros mandos neste vídeo são: Singelo à esquerda, Meia cadeia à esquerda, Passa por diante à direita, Meia cadeia à esquerda, Passa e fica à direita, Três corridos à direita, Vira o par e três à esquerda, Passa por diante para lá ficando o par ao natural, Tudo certinho.