O ProjetoO Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira foi criado em 1975 por se sentir a necessidade de se criar uma vertente etnográfica no Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira.
Em 1980, o Sr. Fernando Marques de Sousa, teve a feliz ideia de avançar para a preservação do património imaterial da “Villa da Feira”. Procurou ajuda junto do Sr. Manuel Lameira e da Lena da Graziela (era assim que gostava de ser chamada), e rodeados de tocadores de viola e concertina, fizeram-se as primeiras recolhas.
A missão do Grupo é a de recolher, salvaguardar e divulgar o patrimonio material e imaterial da "Villa da Feira" na epoca dos finais do Séc. XIX, principios de Séc. XX
Descrição da dançaA dança deste vídeo é uma dança de linha em que os pares estão lado a lado, ficando com o contra par em frente, o passo base desta dança é muito idêntico ao do malhão.
A dança é composta por duas partes – AB. Na parte A as linhas estão formadas e existem dois momentos de movimento: no primeiro momento, frente a frente e sem deslocação, ficam a dançar com passos laterais, em espelho; no segundo momento deslocam-se, com braços erguidos, ora para frente ora para trás em ligação com o par, mantendo a linha.
Na parte B, também com dois momentos distintos, os pares num, num primeiro momento, trocam de lugar, e num segundo momento os pares trocam de lugar com o par da frente sempre num movimento cruzado e rodando sobre si.
Segundo Fábio Pinto, elemento do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira, esta dança apenas é dançada no concelho da Feira e está ligada à atividade pastorícia.