O ProjetoO Rancho Folclórico da Vila do Cano apresentou-se pela primeira vez em Galveias a 27 de setembro de 1953 e rapidamente conquistou uma medalha de ouro, tornando-se oficial um ano depois, aquando da visita do Prof. Mário de Albuquerque, que o classificou como “Único rancho oficial do Alto Alentejo”, conforme escrevia a imprensa da altura.
Tornam-no único o Jogo do Pau, dança inspirada num antigo jogo praticado na localidade, os seus trajes e a garra e vitalidade com que dançam e cantam quando estão em palco. E era assim há 60 anos atrás e é assim ainda hoje.
Descrição da dançaO jogo do pau é um sistema tradicional de combate, arte marcial, que também é identificado como uma dança, pelos movimentos de corpo e ligação com o par e o grupo que o compõe.
Neste vídeo um grupo de homens representa uma das formas de “dançar” este jogo que até ao século XX ainda era frequente ver-se por Portugal inteiro. Por vezes, aldeias inteiras envolviam-se em rixas, outras vezes as lutas eram individuais, ou de um jogador contra vários. O encanto para quem via estas rixas era o de ver um homens a manipular paus com movimentos espetaculares que se aproximam muito a coreografias de dança.