O ProjetoO Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego iniciou a sua actividade em Junho de 1997, tendo realizado a sua primeira actuação a 19 de Outubro do mesmo ano, data da sua fundação. O Rancho é uma das secções do Centro Beira Mondego, sociedade de instrução e recreio, fundada a 1 de Janeiro de 1925.
Descrição da dançaEste vira dançado pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego foi recolhido junto de uma senhora da aldeia de Santo Varão – Dona Alice Rodrigues (actualmente com 86anos). Esta dança em tempos era dançada nas pausas dos trabalhos sazonais do campo (apanha do arroz, milho e feijão) que eram na sua maioria desempenhados por mulheres. Neste vira de roda as mulheres cantavam e dançavam esta cantiga de sátira para “brincarem” com os poucos homens que entravam na roda.
Esta dança tem uma coreografia simples com pendor brejeiro e popular, marcado pela provocação de encosto entre os cús. Este movimento é indicado na cantiga.
Este vira é composto por duas partes, dançado em roda simples de pares. Na primeira parte os pares deslocam-se frente a frente, no sentido anti-horário, com passo valseado, fazendo um encosto entre cús, sempre que cantado. Na segunda parte os pares começam por encostar os cús ora no par ora no contra-par e terminam com uma volta completa com o par.