O ProjetoO Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão - Cortelha, foi fundado a 26 de Julho de 2003, na aldeia da Cortelha, em pleno Concelho de Loulé.
O objetivo principal deste grupo é a divulgação e o estudo da cultura e etnografia da Serra do Caldeirão. Atualmente, o grupo é composto por cerca de 60 elementos e representa as danças e cantares do interior algarvio.
Mais sobre o projeto:
http://www.amigosdacortelha.pt/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=14Descrição da dançaO Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão dança neste vídeo uma dança de Roda de Pares com o nome “Olé Chegou Bateu”, uma forma de dançar enquadrada nos Bailes de Roda que se dançam em todo o Algarve. Esta dança é composta por duas partes musicais diferentes que coincidem com duas partes da coreografia, igualmente diferentes, que são repetidas várias vezes ao longo do vídeo. A primeira posição dos pares é a de “passeio algarvio” onde se deslocam com um passo lento e rasteiro; na segunda parte os pares ficam frente a frente e nesta posição marcar o ritmo com palmas e deseguida de em posição de abraço rodam sobre eles com um passo de corrida.